segunda-feira, 23 de dezembro de 2013

Então é Natal!


Está aí uma coisa que não vou poder contar para meus filhos: o que minha família fazia na véspera de Natal e Ano Novo na minha infância. Meus pais sempre faziam um almoço diferente nessas datas, mas na véspera passávamos dormindo.

Não sei bem explicar o porquê, talvez porque eles mesmo não tiveram na infância deles - mas hoje em dia fazem e até postam foto no facebook - enquanto eu ouvia minhas amigas comentarem do amigo secreto, da abertura dos presentes que estavam no pé da árvore, do peru, do pernil e eu ficava imaginando como era.

Depois que me casei, era sagrado já que na família do meu marido era costume - uma vez ou outra minha sogra comprava um porquinho e o engordava para o Natal. Nas vezes que passamos Natal e Ano Novo, a mesa farta de tudo o que você imaginar. Na minha casa eu não fazia muita comida porque éramos só nós dois mesmo. Às vezes um amigo ou outro nos chamava para a ceia deles e eu me acabava no pernil.

Deixando as comilanças de lado - sim, nessa época ninguém respeita dieta, "jaca" mesmo - quero falar do sentimento que esse período gera em nós de estarmos juntos de quem amamos, de rever nossas ações, de pedir perdão e perdoar, de fazer uma faxina e prometer várias coisas para o próximo ano. Para mim, não está sendo diferente de tantos outros anos, porém sempre colocando como meta cumprir o que prometer. Uma das coisas que estabeleci por esses dias é deixar de correr atrás de certos "amigos". Sim, por que às vezes admiramos tal pessoa mas a tal não nos admira com a mesma intensidade e por vezes se aproxima em situações distintas, como quando precisa de algo que você tem, de alguma coisa que você pode fazer ou simplesmente quer sua companhia porque não tem com quem conversar. Há quem defenda que "quando determinadas pessoas só te procuram quando estão na fossa porque você é a luz do túnel delas", é preciso colocar limites, até mesmo para a nossa saúde mental.

Quero desejar a todos os leitores do blog um Feliz Natal. Aproveite bem cada minuto ao lado de quem você ama, não se esquecendo do aniversariante do dia que está sempre olhando para nós!

Compartilhe!

Outras postagens

Então é Natal!
4/ 5
Oleh

Inscreva-se!

Receba as atualizações em seu e-mail!.